sábado, 19 de junho de 2010
A nossa escola está participando este ano, novamente, do projeto da Miniempresa.
"Doce Preguiça" está confeccionando almofadas com retalhos de tecidos doados por diversas pessoas e empresas. O trabalho conta com a ajuda de professores e alunos da escola e já está na reta final.
Com o objetivo da reciclagem, todo o processo é feito com sobras de tecido que iriam parar no lixo.
RECICLAGEM DE TECIDOS
O processo de fabricação de tecidos consome grandes quantidades de água e energia. A indústria Têxtil pode contaminar os efluentes líquidos, pois os tecidos passam por inúmeros processos de tingimento e tratamento com substâncias antifúngicas, por exemplo. Assim a reciclagem dos resíduos têxteis é importante para a redução da poluição, uma vez que estes resíduos são frequentemente queimados a céu aberto ou depositados em lixões.
Seguindo a tradição do Setor de Reciclagem de tirar resíduos da lista de itens não recicláveis, chegou a vez do tecido. Deve-se procurar reutilizar ao máximo todos os panos e restos de tecidos antes de serem descartados. Roupas velhas devem ser doadas ou consertadas. Quando não puderem mais serem utilizadas como vestimenta, ainda encontra uso como pano de chão e de limpeza bruta.A reciclagem de resíduos têxteis existe, apesar de ser pequena no Brasil, e o grande uso dos restos de tecido ocorre no artesanato
A reciclagem artesanal ou reutilização das sobras de tecido para artesanato é economicamente viável e tem forte efeito de conscientização.
Quem nunca viu, na casa da vó ou nas fotos antigas de família, alguma colcha colorida de retalhos?
Pedacinho por pedacinho, ponto a ponto, o colorido dos retalhos vão se unindo e formando também tapetes, passadeiras, almofadas...
A arte do fuxico e das peças com retalhos que por muitos e muitos anos foram passando de geração e em geração, ganharam força com o advento da preocupação com as questões ambientais e ecológicos. O reaproveitamento do tecido é um processo que garante que aqueles resíduos não serão colocados no meio ambiente em forma de poluição.
Doce Preguiça S A/e Miniempresa Estudantil
Escola Irmão José Otão- Caxias do Sul
Quem quiser contribuir com a miniempresa ainda dá tempo.
Retalhos de tecidos, fibras e espuma para o enchimento das mesmas, e a compra de um ingresso para o almoço de confraternização podem ajudar a engrandecer o nosso projeto.
Contribua!! Nossa escola agradece!!
Assinar:
Postagens (Atom)